Fluido térmico, também conhecido como óleo térmico, pode ser considerado todo e qualquer fluido que em um determinado sistema cumpra o papel de condutor de energia térmica desde a fonte produtora (aquecedor ou caldeira) até os pontos de consumo.
O melhor fluido para o trabalho pode depender das tolerâncias encontradas em cada processo, como por exemplo, considerações como a viscosidade em temperaturas diferentes.
As principais características que um fluido térmico deve possuir são:
Um sistema de fluido térmico funciona em circuito fechado, em que um fluido específico recebe energia térmica em um aquecedor e tem sua temperatura elevada.
Esse fluido é então bombeado para os pontos consumidores de energia. Nesses pontos ocorre a troca térmica, aquecendo processos e máquinas, e consequentemente baixando a temperatura do fluido.
Após a troca térmica, o fluido retorna ao aquecedor e o ciclo se reinicia.
O objetivo do sistema de fluido térmico é proporcionar a geração e condução adequada de calor dentro das condições especificadas no projeto de acordo com a necessidade do processo.
Sistemas de óleo térmico são parte do sistema de utilidades e geralmente são necessários para se fazer a troca de calor em ambientes produtivos que precisam atingir temperaturas elevadas, até cerca de 400°C.
O aquecedor de fluido térmico é o principal equipamento do sistema e é responsável pela transferência de calor para o fluido (óleo) para posterior aquecimento de processos e máquinas.